13 de janeiro de 2012

Jesus nos Ensina a Amar Nossos Inimigos


Uma das muitas lições que Jesus nos ensina, encontradas na Bíblia é que devemos amar nossos inimigos e que, além disso, oremos por eles. Pois, segundo Jesus, se orarmos pelos nossos inimigos eles se tornarão filhos de Deus.
Embora seja difícil entender isso porque, infelizmente, o homem tende a amar apenas seus amigos e a desprezar seus inimigos. No entanto, os inimigos do homem podem muito bem virem a tornar-se seus amigos, desde que haja mudança recíproca na atitude e no pensamento de ambos.

A paz, que os homens tanto buscam, está dentro deles próprios, assim como o ódio, que se manifesta tão logo escasseia a possibilidade de se firmar a paz. O ódio tende a permanecer no coração do homem, de modo a fazê-lo desprezar seus inimigos. Por outro lado, os inimigos também retribuem com ódio, e a paz entre eles fica difícil de se firmar.

Contudo, onde está na Bíblia que Jesus disse que devemos amar nosso inimigo?
Encontramos esse ensinamento no livro de Mateus. Lá, está escrito que Jesus disse: - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5.43,44. Jesus disse isso porque o povo tinha em mente que deveria amar apenas ao próximo dele. E aos inimigos deveriam odiar. Jesus, porém, muda esse procedimento através das poucas palavras: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

Jesus prossegue seus ensinamentos: Para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e envia chuva sobre justos e injustos.

Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também assim?
E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
Portanto, sede perfeitos como perfeito é vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.45-48

Nenhum comentário:

Postar um comentário